Que tolo


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




O caríssimo e culto leitor já teve, de certo, a oportunidade de ler tanto o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente; assim como o Sermão de Stº António aos peixes, do Padre António Vieira. Bem, posto isto e posto que também eu me enquadro na categoria de culto (caso contrário não teria um blog, não é?...), encontrei uma relação entre ambas as obras, uma "relação disconexa". Ora atente:

O Auto da barca do Inferno termina sem dar satisfações ao leitor no que toca ao destino do pobre do tolo (um erro indesculpável... eu bem tentei ser reembolsado mas... não entendo. Vou processar a livraria. Comprar um livro sem fim? É como comprar um carro sem rodas "for god's sake"!), que só sabemos ter ficado em terra - no purgatório, como sabe. Atendendo a que a esta situação não pode ficar assim, eu próprio decidi esboçar um fim para esta caricata (que se ainda não o é, será-lo) situação. Pois bem, sem mais rodeios, prolongómonos e afins, descreverei o que aconteceu. O tolo atirou-se para o fundo do mar (não fosse ele maluco) e por lá ficou, já que não se pode morrer duas vezes e que era muito difícil (mas assim muiiiito mesmo) sair dali. Então, analogamente a Stº António, decidiu ficar a pregar as suas tolices aos peixes.


3 Condimentos “Que tolo”

  1. Blogger Inês Sousa Almeida 

    Estou a estudar a obra na escola (estou no 9ºano de escolaridade), mas ainda só vou na cena do Enforcado. Mas gosto imenso do livro... Muito engraçado!

  2. Blogger Manuel Marques 

    mestre tu és demais!!!! juro-te!!! XD

    "o eterno mistério do tolo joane" - por mestre da culinária (lol)

    a relação está curiosa... temos o sermão do parvo joane aos peixes? XD

    ta bem ta... tu sais-me com cada uma ;-)

  3. Anonymous Anónimo 

    oi!!! este site é um espetaculo!! tava a qui na minha infelecidade a procurar a biografia de padre antonio vieira inclusivé os sermões tao fascinantes dele e vi este comentario! esta lindo, simplesmente nao resisti a deixar uma lambidelazinha:p nos la na xcola temos q estudar as obras deste rapaz tao simpatico vejam la a nossa felicidade! tb tiv q ler o auto da barca do inferno e a nossa turma até fez uma peça de teatro! eu era a dama do frade, lá com o meu jeitinho... va bjnhx a tda a gente la de BRU e soliedaridade nos sermões! xau

Deixa o teu condimento

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


caro(s) leitor(es) saboreando

 

dentro do Bacalhau

 

 

 

 

 

Previous posts

Cozinhados prévios

Demais cozinhados a provar


ATOM 0.3

 

Olhem só para a quantidade de gente que vem aqui e não diz nada

 



 

Ok, ok... and...