O já badalado H5N1, ou pentahidrogénio de azoto (e eu dizia que as aulas de Química não me iam servir de nada...) pode ser curado através de uma vacina descoberta na 6ª feira por um grupo de cientistas que ignoro. Já agora e por falar em aulas de Química (não é que eu já não soubesse), o prof. de Biologia no outro dia disse que as galinhas eram, muito provavelmente, os descendentes mais directos dos dinossauros (ou seriam as aves em geral?). Constatação à qual eu acrescentei um "interrógneo": "então e os répteis, meu ganda urso?" (a parte do urso pensei para mim, não achei que fosse muito conveniente insultar quem me classifica no final do periodo). Mas isso também não interessa para nada, pois não era aí que eu queria chegar. O que eu queria dizer era então: será (mas será mesmo?) que os dinossauros também tinham disso? A gripe, digo. Se calhar até foi essa a razão sua extinção... Eu que nessa mesma aula de Biologia estive a analisar algumas propostas (as mais aceites) de cientistas muito conhecidos (não sei por quem, mas muito conhecidos) para o desaparecimento dos mesmos. Ao todo são mais de sessenta. Inventavam com cada coisa... Passo a citar:
Tese da erupção vulcânica massiva"Na Índia, uma grande actividade vulcânica, datada de 65 M.a., produziu imenso empilhamento de lavas na região de Decão. Correntes de lava recobriram várias dezenas de milhar de quilómetros
quadrados e o seu volume ultrapassou 10.000 Km3.
Na parte ocidental da Índia, a espessura total dos mantos ultrapassa 2.400m (metade da altura do Monte Branco). No princípio, o conjunto devia cobrir mais de dois milhões de
metros quadrados e o volume das lavas devia ultrapassar dois milões de quilómetros cúbicos."
V. Courtillot,
Pour La Science, Dez. 1990
Impacto de origem extraterrestre"Há cerca de 65 M.a. um asteróide ou um cometa gigantesco projectou-se do céu e chocou com a Terra a uma velocidade superior a 10 Km/s. A enorme quantidade de energia libertada após o impacto causou inúmeros cataclismos, como tempestades, raz de maré, frio e noite e depois um aquecimento devido ao efeito de estufa, chuvas ácidas, incêndios planetários. Logo a calma voltou, mas metade da fauna e da flora desapareceu. Uma página da história da Terra foi voltada."
W. Alvarez e F. Asaro,
Pour La Science, Dez. 1990
Diz ainda que as consequências climáticas e ecológicas em ambos os casos seriam idênticas. A primeira seria obscuridade devido à projecção de poeiras em grande escala para a atmosfera. Tal obscuridade teria reduzido, ou mesmo interrompido a fotossíntese e causado a interrupção das cadeias alimentares. Poderia ainda ter conduzido a um período de frio intenso.
Imagine-se agora que também se fala de hipóteses como o reduzido tamanho do seu cérebro, cataratas (devido a emisão de raios ultra-violeta), desinteria (morte por sufoco na própria mer*#?&), uma praga de lagartas que comeu todas as plantas (alimento dos dinossauros herbívoros) à face da Terra, cancro da pele (na altura não havia bronzeador), caçadas de extraterrestres (nem me perguntem...). Algumas destas teorias levaram a que eu chorasse de tanto rir, por forma a quase morrer afogado nas minhas próprias lágrimas... felizmente a situação já está normalizada pelo que posso então prosseguir para a conclusão:
1º - Acho que os cientistas foram dar uma "ganda bolta". Se fossem ali pela VCI chegavam mais rápido... ou então mandavam-me um mail a perguntar.
2º - Se há herança que ninguém queria, era um vírus da gripe que, com a mesma idade relativa de Mário Soares, consegue fazer
QUASE tantos estragos como ele... Impressionante... Se calhar, um dia, falamos na hipótese de Mário Soares ser um dinossauro disfarçado que inventou a potente bomba do pastél de nata, causa da extinção dos seus tão queridos (ou não) parentes, desmentindo tudo o que acabei de vos transmitir e, consequentemente, desmentindo-me a mim próprio (mas isso é normal, não liguem). Mas certamente ficará para outra altura.
Aguardem futuras comunicações
quase tantos estragos... pois claro! venha o virus... nd pode ser pior ke o mario soares :D
ah e tal e se o stor d bio ve isto :D
cumps
A nós Portugas, não há vírus que nos pegue, isto está tão bom k nem os vírus kerem vir para cá.
sp