Até que ponto um canal televisivo é capaz de se insultar a si próprio?
Cozinhado sábado, outubro 22, 2005 por o rapaz que tinha um BLOGue | E-mail this post
Acabou de passar na TVI (parece que a TVI pegou moda, pelo menos cá em casa) uma reportagem sobre a influência dos média na miúdagem (faixa etária compreendida entre os dois e os quinze anos e à qual eu não pertenço). Foram mencionados os já badalados casos de encontros com estranhos e o número de horas passadas nos jogos, chats ou simplesmente a navegar na internet, entre outros. Pelo meio disseram-se ainda barbáries sem fundamento como "informação é diferente de conhecimento e conhecimento é diferente de sabedoria".
Quem me conhece sabe que seria impossível ficar indiferente perante esta bizarra situação. Se há coisa de que sou adepto NA INTERNET são os dicionários interactivos, que pouco diferem dos tradicionalmente feitos a partir de papel (coisas que vocês, homens que gostam de falar mal da internet e afins, muito provavelmente não devem conhecer, até porque passam muito tempo agarrados à televisão. Mas tudo a seu tempo). É lá que se encontram os chamados significados (se não sabem o que é, basta pesquisar por significado no dicionário e obterão o significado de significado. É fácil, não foi?). Consultando um desses dicionários:
Informar:
do Lat. informatione
s. f., acto ou efeito de informar ou informar-se;
comunicação;
indagação, devassa;
conjunto de conhecimentos sobre alguém ou alguma coisa;
conhecimentos obtidos por alguém;facto ou acontecimento que é levado ao conhecimento de alguém ou de um público através de palavras, sons ou imagens;
elemento de conhecimento susceptível de ser transmitido e conservado graças a um suporte e um código.
Conhecimento:
s. m., acto ou efeito de conhecer;
ideia;
noção;
informação;
notícia;
experiência;
discernimento;
relações entre pessoas não íntimas (que quererá dizer isto?!);
consciência de si próprio;
recibo de contribuição paga;
(no pl. ) instrução;
(no pl. ) perícia;
(no pl. ) erudição;
(no pl. ) cultura;
prov., reconhecimento;
gratidão;
presente de agradecido;
Filos., noção normalmente oposta à afectividade e à actividade, designa a função teórica do espírito assim como o resultado dessa função, que tem como fim tornar presente aos sentidos ou à inteligência um objecto (interno ou externo), de modo a obter dele um entendimento ou uma representação adequada.
Sabedoria:
s. f., qualidade de quem é sabedor;
conhecimento profundo das coisas, natural ou adquirido;
grande soma de conhecimentos;
ciência;
erudição;
rectidão;
justiça.
Penso que os resultados são evidentes e portanto nem me atrevo a comentá-los (nunca de forma alguma seria minha intenção insultar o tão estimado leitor).
Até que ponto um canal televisivo é capaz de se insultar a si próprio? Bem, um canal televisivo é capaz de se insultar a si próprio ao ponto de dizer que os média são uma má influência sobre a miúdagem. Fazem reportagens todas catitas e fazem dos Portugueses um povo duplamente estúpido: para além de ninguém notar esta escassez de coerência, ainda são capazes passar horas a assistir ao Você na Tv, ao Inspector Max, às telenovelas, à 1ª Companhia, e aos filmes que ou já datam do Jurássico ou não lembram ao diabo. Isto para não falar naquele programa que dá todos os dias em directo pelas 20:00. Aquele que tem um homenzinho (agora também já há com mulherzinhas, ao que chegamos...) a contar umas mentiras e umas histórias muito compridas que não interessam a ninguém mas que toda a gente vê (tal como este blog, mas retirando a parte que toda a gente vê). Ah, sim! Esse mesmo! O noticiário!
Mas não ficamos por aqui. Porque eu ainda tenho traumas relativamente a programas passados que destruiram parcialmente o meu cérebro e, consequentemente, levam-me a escrever estas idiotices todas que vós, devotos leitores, todos os dias seguem atentamente. Programas como o Big Brother (um, dois e três... a triologia Big Brother, que foi das que mais me afectaram), Big Show Sic, entre outros que parecem inofensivos mas que no fundo são devastadores, também existentes nos restantes canais (exceptuando a estação televisiva 2) como o Preço Certo e o Ponto de Encontro. Mas chega de enumerações, isso é dar-lhes demasiada importância e publicidade (neste tão requisitado blog).
Prefiro passar os meus dias agarrado às minhas páginas da internet favoritas e aos jogos do costume do que a ver a primeira companhia ou notícias do género.
Mesmo que a internet e afins nos tornassem estúpidos, acho preferível ser-se estúpido propositadamente que ser sê-lo sem querer.
Ps: Espero sinceramente que no "próximo espisódio" do telejornal sejam feitos os devidos pedidos de desculpa, tanto à comunidade cibernauta como à de gamers.
E logo a tvi pa fazer uma reportagem dessas! Eles sao a principal causa disso acontecer.
P.S. Esqueceste-te de mensionar "O fiel ou infiel" esse grande programa educacional, k entre outras coisas nos ensina a falar brasileiro.
Lool. Pois é... esse bicho das audiências! Lá está, mais uma prova de que sou alheio a esse tipo de programas (e que não gosto muito de Português do Brazil).
Cumps
Pois tb concordo c akilo qxcreves te. Real/ é estupido ser logo a TVi a dar 1reportagem axim , logo ela q tem os programas tao educativos q ja referiste! E o Fiel ou infiel... lol sem comentarios!
Ja andei a ler aki umas receitas e ta mt porreiro e interessante o blog!
Va bjinhos e continua
indeed... tvi sucks... axo mto bem teres dito mal dos 3 canais port - a 2: é o unico canal port d jeito!
1ª companhia - ke raio é isso? é akilo do aborto do castelo branco? enfim... kem vir isso (e (yuk) morangos c açucar e drzt, e coisas do género) ja se submeteu ao jugo da tvi (e da sic(k) e da rtp1) e ja levou um brainwash completo.
A ver se este blog evita alguns "abortos" que andam por aí :P
oi nino.............. ta mt giro o teu blog.......................... tens uns pontos d vista porreiros e tal...........................
cumps
Eu tb concordo com o k escreveste, o melhor canal k temos é o 2, e alguma coisa do canal 1, os outros, das duas uma: ou é para entreter os saloios, os ke têm o cérebro mais pequeno k o normal; ou então, ´´e pork acham k a malta tem toda os neurónios queimados LOL. Continua!
beijinhos
pmms