No dia em que os portugueses escolhem o próximo Presidente da República, as previsões meteorológicas apontam para bom tempo em Portugal continental e aguaceiros nas regiões Autónomas dos Açores e Madeira.
Segundo o Instituto de Meteorologia, no domingo, dia das eleições presidenciais, Portugal Continental deverá ter o céu pouco nublado ou limpo e temporariamente muito nublado por nuvens altas nas regiões do Centro e Sul.
Na Região Autónoma da Madeira, o céu estará geralmente muito nublado e deverão ocorrer aguaceiros.
Para a Região Autónoma dos Açores, as previsões apontam para céu muito nublado, aguaceiros durante a madrugada e manhã e abertas a partir da tarde no Grupo Ocidental (Flores e Corvo).
Nos grupos Central (Terceira, Faial, Pico, S.Jorge e Graciosa) e Oriental (S.Miguel e Santa Maria), as previsões do Instituto Meteorológico apontam para períodos de céu muito nublado com aguaceiros.
Cerca de 8,9 milhões de eleitores estão recenseados para escolher domingo o sexto Presidente da República em 30 anos de democracia, após 13 dias intensos de campanha eleitoral.
São seis os candidatos presidenciais: Garcia Pereira, apoiado pelo PCTP/MRPP, Cavaco Silva, PSD e CDS-PP, Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, o dirigente socialista Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa, apoiado pelo PCP, e Mário Soares, que tem o apoio do PS.
No domingo, entre as 08:00 e as 19:00, vão estar abertas em Portugal 12.500 mesas de voto.
Segundo a Lei Eleitoral do Presidente da República, é eleito o candidato que obtiver mais de 50 por cento dos votos.
Se nenhum deles o conseguir, terá de haver uma segunda volta, entre os dois candidatos mais votados, que poderá realizar-se a 12 de Fevereiro.
Estas últimas informações foram também gentilmente cedidas pelo Instituto de Meteorologia
Quanto aos transportes fluviais, a partir de 1 de Fevereiro haverá seis carreiras diárias de ferry-boat em cada sentido, que poderão ser aumentadas se a procura o justificar (vá lá...).
No primeiro mês operará apenas um ferry-boat com capacidade para 16 pessoas, para depois entrar em funcionamento um outro que poderá transportar até 40 passageiros (muito mau).
Por cada viagem, um adulto pagará um euro e uma criança 60 cêntimos, sendo ainda o custo de transporte de uma bicicleta taxado em 50 cêntimos (que roubo! então tenho de pagar ainda mais por causa das vossas obras estúpidas? não chegam os impostos?).
Em termos de transportes ferroviários, Defensor Moura disse esperar que o novo apeadeiro, a construir numa parceria entre a Câmara, a CP, a Refer e o Instituto de Estradas, fique pronto em Fevereiro (não teem dinheiro para pagar os bilhetes?).
Para minimizar os transtornos do corte do trânsito na ponte, vai também ser criado um interface de transportes junto ao viaduto de Mazarefes, onde os autocarros urbanos farão um transbordo de passageiros (e darão uma "ganda bolta").
Orçada em cinco milhões de euros, a intervenção na centenária ponte Eiffel consistirá no alargamento do tabuleiro, que passará de 6,88 metros para oito metros, seis dos quais para as faixas de rodagem e os restantes para dois passeios de um metro cada (que interessante...).
O actual pavimento será substituído por painéis metálicos pré-fabricados, que posteriormente serão revestidos por tapete betuminoso (pré-fabricados onde? se forem feitos por mão-de-obra barata e/ou crianças não apoio o projecto!).
A ponte de Viana do Castelo tem 127 anos e a 30 de Junho de 2003 a Ordem dos Engenheiros distinguiu a sua reabilitação como uma das "100 obras de engenharia civil mais notáveis construídas no século XX".
dentro do Bacalhau |